Babosa para hemorroida: como utilizar?

Não é nenhum segredo que o uso de Aloe Vera para uma infinidade de condições relacionadas à saúde da pele e do trato digestivo é feito há vários séculos em diferentes culturas ao redor do mundo. O uso de babosa para hemorroida não é diferente: há registros que datam ainda do século XVIII em que o gel da planta era recomendado para o tratamento.

Há, hoje em dia, vários estudos que demonstram a eficiência da babosa em condições de pele diversas: acne, psoríase e frieiras estão entre as mais comuns, e a hemorroida também está no campo dos estudos que trata da eficiência do gel.

A aplicação tópica de babosa favorece o crescimento acelerado de células epiteliais, ao mesmo tempo em que reduz inflamações e combate infecções locais. A essas características, atribui-se sua capacidade de combater as hemorroidas.

Para entender melhor a ação e a eficiência da babosa para hemorroida, confira o texto a seguir, que trata mais detalhadamente do assunto:

O uso de babosa para hemorroida é eficiente?

A resposta rápida para essa pergunta é: sim, a babosa é eficiente contra hemorroidas. Isso não significa, no entanto, que a aplicação irá curar imediatamente o local afetado. Há diferentes níveis de tratamento que devem ser observados para que você não se engane em relação à aplicação do gel.

Ao aplicar o gel da planta no local afetado, o efeito imediato será de alívio em relação aos desconfortos dos tecidos inflamados, uma vez que a planta hidrata e possui efeitos anti-inflamatórios. A irritação, a coceira e a dor são os primeiros sintomas combatidos pela babosa, o que já é uma grande ajuda a curto prazo.

Há, ainda, os efeitos antissépticos que fazem com que a situação não se agrave a curto e médio prazo. Muitas vezes, as hemorroidas ficam piores em função dos inchaços e contaminações na área, o que faz a dupla de efeitos (antisséptico e anti-inflamatório) um bom tratamento para o problema também a médio e longo prazo.

Outra boa notícia é que os casos de alergia são raros, e com a inexistência de qualquer alergia, há pouquíssimas preocupações relacionadas a efeitos colaterais por aplicação tópica do gel da babosa, o que significa que não há motivos para temer eventuais efeitos colaterais.

Como utilizar babosa para hemorroida?

Assim como a maioria das aplicações que se beneficiam da planta, o uso da babosa para hemorroida consiste em extrair o gel do interior das folhas. Para isso, basta cortar uma folha da planta e abri-la ao meio para retirar (com uma colher, por exemplo) o gel em seu interior.

Em seguida, aplique o gel na área afetada, massageando levemente. Resista ao impulso de massagear por muito tempo ou de forma muito intensa, pois o alívio imediato pode dar lugar a mais inchaço na região após mexer no local por muito tempo.

Você deve esperar por uma sensação de alívio quase imediata enquanto deixa o gel secar no local. Não há necessidade de enxaguar em seguida, uma vez que o gel não gera efeitos adversos por permanecer na pele.

Há algum efeito colateral?

A maior parte dos efeitos colaterais relacionados à babosa dizem respeito ao consumo oral do suco e de chás. Como o uso de babosa para hemorroida é essencialmente tópico, não há motivos para preocupação, exceto nos casos em que você sabe ter alergia ao extrato ativo da planta.

Por isso, antes de utilizar o gel para o tratamento, coloque um pouco na parte interna de seu pulso e espere agir por alguns minutos. Se você tiver algum tipo de alergia, observará vermelhidão e, possivelmente, coceiras. Caso contrário, não há motivos para preocupação com efeitos colaterais.

Comments are closed