Babosa para queda de cabelo: funciona mesmo?

O uso de babosa para queda de cabelo provavelmente está entre os usos mais tradicionais atribuídos a essa planta com propriedades quase mágicas. Barata, facilmente cultivável e poderosa, a babosa é excelente para a saúde dos fios, do couro cabeludo e para o estímulo de crescimento de novos fios.

Isso ocorre por o gel no interior das folhas é uma fonte rica em aminoácidos e enzimas que auxiliam a melhorar a saúde do couro cabelo e provocar o crescimento dos fios. Essa propriedade é aplicável tanto para evitar a queda dos fios, quanto para estimular o crescimento do cabelo.

Entenda quais são os principais benefícios do uso de babosa para queda de cabelo, como aproveitar-se das substâncias e quais são os efeitos que você deve esperar após a aplicação do produto:

Quais são os benefícios da babosa para queda de cabelo?

Você já deve ter ouvido ao menos uma vez o quão benéfica a babosa é para a saúde do seu cabelo. Se nunca ouviu, basta pensar quantos shampoos, condicionadores e cremes para cabelo levam aloe vera em sua composição. Aloe vera nada mais é do que a boa e velha babosa!

A babosa é rica em enzimas proteolíticas, que auxilia a reparar células danificadas do couro cabeludo. Em outras palavras, ela melhora a saúde dos folículos capilares, refletindo na saúde dos fios já existentes e na promoção de retomada de crescimento de folículos que já estão desativados.

Essa atividade de estímulo aos folículos dormentes aliada ao fortalecimento daqueles fios que ainda estão em atividade é uma maneira poderosa de combater e, até mesmo, reverter a queda de cabelo em certa proporção.

Além disso, as propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas e antivirais da babosa evitam irritações, coceiras e problemas como o excesso de caspas. Tudo isso, é claro, soma-se à riqueza de nutrientes da planta, que certamente é um benefício na manutenção dos bons resultados obtidos durante o tratamento.

Há estudos que comprovem a eficiência da babosa para queda de cabelo?

Essa é a questão mais delicada do tema: há estudos que demonstram que a babosa é um aliado poderoso no estímulo de crescimento de novos fios e, até mesmo, no aumento da velocidade de crescimento dos fios atuais. Ao mesmo tempo, outros estudos demonstram resultados inconclusivos nos mesmos aspectos.

O que não se discute, no entanto, é a capacidade da planta de manter a saúde do cabelo das pessoas, nutrindo os fios já existentes e realizando um processo de limpeza profunda e não agressiva. Isso significa que, no mínimo, há comprovação da capacidade de prevenção da aceleração das quedas através da manutenção de um ambiente saudável para o fortalecimento dos fios.

Como aplicar babosa para queda de cabelo?

Durante o banho, após utilizar o shampoo, você pode aplicar um pouco do gel da babosa nos fios e no couro cabeludo, massageando um pouco e permitindo que o produto atue por alguns minutos antes de enxaguar.

O gel pode ser tanto comprado em lojas de produtos naturais, como extraído diretamente das folhas da planta, que pode ser facilmente mantida em casa em um vaso pequeno. Se você tiver como criar um pé da planta, recomendamos fortemente que o faça, pois há várias aplicações poderosas que podem ser realizadas.

Comments are closed