Benefícios e propriedades da Babosa

Os benefícios e propriedades da babosa, também chamada de aloe vera na área dos cosméticos, são tão diversos que parecem quase milagrosos. O uso recorrente de produtos que utilizam a planta permite que você fortaleça seu sistema imunológico, seus níveis hormonais, a saúde da pele e dos cabelos, bem como uma série de outras vantagens muito ricas.

Ao longo da história, os vários benefícios e propriedades da babosa já foram utilizados para tratamentos digestivos, imunológicos, sanguíneos e, até mesmo, para a prevenção de doenças como diabetes e câncer. Nos dias atuais, é amplamente utilizado em cosméticos e remédios dos mais variados tipos.

Ainda hoje, todos os anos novos estudos são publicados, confirmando ou descobrindo novas formas como a planta pode auxiliar nossa saúde. Entenda quais são os tão variados benefícios e propriedades da babosa, e como ela pode ser usada para ajudar você:

Principais benefícios e propriedades da babosa

Adicionar produtos que contenham aloie vera em seu plano nutricional, ou no conjunto de cosméticos que você utiliza regularmente, ajudará em uma série de fatores, com base na forma de aplicação/consumo. Entre os benefícios mais populares desta planta, destacam-se:

Melhoras na digestão

As propriedades adaptogênicas da babosa são benéficas para uma digestão adequada. Elas garantem uma melhor absorção dos nutrientes e eliminam elementos tóxicos através das excreções. As melhorias nos processos digestivos melhoram muito sua qualidade de vida, para além de aspectos ligados à digestão, afetando sua saúde como um todo.

Além disso, os polissacarídeos presentes na planta aceleram a cura de várias inflamações e úlceras. A úlcera é um dos problemas digestivos mais comuns em decorrência de uma saúde desgastada, e existem vários estudos que demonstram que o consumo regular de extrato de babosa algumas vezes por semana reduz seus impactos.

Artigos Relacionados:

Fortalece o sistema imunológico

Bebidas que incluem aloe vera possuem propriedades desintoxicantes naturais, que auxiliam a limpar o trato digestivo e o sistema circulatório. À medida que os níveis de absorção dos nutrientes aceleram, eles resultam em uma melhor circulação sanguínea e melhoram a saúde.

Quando o sangue é rico em oxigênio, ele é capaz de fornecer tais nutrientes com melhor eficiência, assegurando a capacidade do corpo de combater infecções e outros problemas. Vários estudos demonstraram, ainda, que este efeito reduz a taxa de desenvolvimento de doenças crônicas.

Previne o crescimento de tumores

O fortalecimento do sistema imunológico e a boa quantidade de antioxidantes presente na planta ajudam, ainda, a reduzir a taxa de crescimento de tumores malignos. Ainda no ano de 1995, um estudo publicado na International Immunopharmacology demonstrou que pacientes que utilizavam as propriedades da planta apresentavam tumores com crescimento mais lente que o grupo de controle. Esse efeito era especialmente poderoso nas fases iniciais de câncer, enquanto pacientes em estado mais avançado não demonstravam benefícios tão significativos.

Auxilia a combater efeitos colaterais da radioterapia

Embora, como mencionado acima, os benefícios e propriedades da babosa não garantam a inibição do desenvolvimento de tumores em fase avançada, sabe-se que pacientes de tratamentos de radioterapia pode beneficiar-se do produto através da aplicação de um gel da planta sobre a área tratada.

Isso ajuda a reduzir o efeito de desconforto e a aliviar as eventuais queimaduras do tratamento. Adicionar o extrato em sucos também auxilia no combate às náuseas do tratamento.

Cuidados da pele e dos cabelos

Entre os usos mais populares para os benefícios e propriedades da babosa, certamente sua aplicação em produtos cosméticos é a mais consolidada: hidratantes, cremes contra o envelhecimento, tratamentos para acne, shampoos e condicionadores de todas as faixas de preço costumam incluir aloe vera entre seus ingredientes principais.

As propriedades anti-inflamatórias e hidratantes da planta são comprovadamente eficientes, e são o principal motivo para tamanha popularidade. Se você não acredita, confira agora mesmo nos produtos de seu banheiro se o ingrediente não está presente por lá!

Veja também:

Comments are closed