Creme de babosa: quais as utilidades?

Ao longo da história humana, várias civilizações utilizaram a babosa como uma solução para uma série de problemas, o que torna muito natural que opções modernas como o creme de babosa façam parte de nossa rotina diária. Egípcios, gregos, romanos, indianos e vários outros povos utilizaram o ingrediente em tom reverencial por seus poderes quase mágicos.

Hoje em dia, a aplicação do creme de babosa possui fins variados na cosmética, indo desde a busca pelo rejuvenescimento da pele, até o tratamento de queimaduras e pequenos machucados.

As folhas da planta secretam um gel viscoso, quando quebradas, que é o elixir que inspirou os egípcios a darem o nome de “planta da imortalidade” para a babosa. Com tanta história e propaganda do passado, não há motivos para não ter um bom creme de babosa em casa, certo?

Confira alguns dos benefícios que o creme de babosa pode garantir para você:

Tratamento de queimaduras do sol

O excesso de exposição ao sol é uma das formas mais comuns de queimadura leve, atualmente. Este tipo de queimadura de primeiro grau afeta diretamente as camadas mais externas da pele, e é justamente neste nível que o creme de babosa age como uma cura poderosa.

O creme auxilia a reidratar o local, aumentar o fluxo sanguíneo e acelerar o processo de cicatrização ao estimular a renovação de células epiteliais. Além disso, sabe-se que o uso do produto reduz as chances de cicatrizes residuais.

Hidratante de qualidade

Outro importante benefício trazido pelo creme de babosa – e até mesmo pelo gel natural da planta – é a capacidade de hidratar a pele sem adicionar a impressão de oleosidade. Por isso, é um hidratante barato e de excelente qualidade para todos os tipos de pele.

Além disso, o creme de babosa não interage com maquiagens minerais, servindo como uma boa camada de proteção para a pele antes a aplicação dos produtos. Para homens, ainda, o creme auxilia a reidratar a pele após a barba ser feita.

Tratamento de acne

Entre os hormônios vegetais presentes na babosa, existem efeitos de cicatrização e propriedades anti-inflamatórias que reduzem especialmente bem os efeitos da acne na pele. Em contato com as regiões afetadas, o creme reduz a inflamação e acelera a troca da pele, diminuindo a aparência de inchaço e vermelhidão ao mesmo tempo em que reduz o risco de cicatrizes permanentes no rosto.

Na tradicional medicina indiana, a babosa é utilizada há séculos para o tratamento de acne, psoríase e eczemas.

Combate os efeitos da idade

À medida em que envelhecemos, é praticamente inevitável a preocupação com a aparência e o desenvolvimento das marcas resultantes da perda de elasticidade no tecido epitelial. O creme de babosa apresenta substâncias antioxidantes e um conjunto vitamínico que reduz estes efeitos, mantendo a firmeza e a hidratação naturais da pele.

O mesmo conjunto de nutrientes auxilia na redução das marcas do tempo como pés de galinha, linhas de expressão e, até mesmo, de estrias no corpo. Por isso, recomenda-se para muitas mulheres o uso do creme durante e após a gravidez, com o objetivo de minimizar o surgimento das estrias.

Comments are closed