Hidratação com Babosa: benefícios da Aloe vera no cabelo

A hidratação com babosa é uma das formas mais antigas, fáceis e – até os dias atuais – eficientes de garantir uma boa saúde dos cabelos sem precisar gastar muito por isso. Atualmente, a planta de folhas grossas e material pegajoso em seu interior é encontrado em praticamente todo o mundo, e seu uso se dá nos mais variados cosméticos que se pode imaginar.

Durante muitos séculos, a babosa foi utilizada por suas propriedades medicinais, e a indústria de cosméticos rapidamente observou seus benefícios potenciais para criar novos produtos. Hoje, sabe-se que a hidratação com babosa é possível, bem como tratamentos de fortalecimento dos fios e de benefícios na saúde do couro cabeludo.

Sem dúvidas, a melhor maneira para fazer uma boa hidratação com babosa é aplicar o gel interno da planta diretamente sobre os fios. Em alguns casos, não é possível ter um pé em casa, sendo necessário recorrer a produtos prontos ou, até mesmo, o extrato manipulado em farmácias.

Ao aplicar, lembre-se de dar um tempo para que as substâncias penetrem nos folículos e ajam por um tempo antes de enxaguar o cabelo. Isso garantirá os melhores resultados por aplicação. Confira quais são os principais benefícios de fazer uma boa hidratação com babosa no cabelo:

Acalma um couro cabeludo com caspa

A dermatite seborreica é o nome dado à condição popularmente chamada de caspa. Entre os sintomas principais da caspa, destacam-se a pele escamando e uma coceira desagradável no couro cabeludo. Para o alívio dos sofredores, o aloe vera pode tratar estes sintomas.

Um estudo publicado em 1998 demonstrou que a hidratação com babosa ajudou a combater as inflamações que a condição causa, resultando em um grande alívio na pele através da ação de suas propriedades anti-inflamatórias.

Permite uma limpeza profunda em fios oleosos

A hidratação com babosa permite limpar os folículos capilares com eficiência ao retirar o óleo e os resíduos de outros produtos para o cabelo. Além disso, apresenta o benefício de não danificar seus fios enquanto faz a limpeza – algo raro em vários cosméticos muito mais caros. Como resultado, o fio fica limpo, mais brilhoso e completamente saudável, sem danos que resultem em ainda mais oleosidade no futuro próximo.

Fortalece e repara os fios

O extrato da babosa contém boas concentrações de vitaminas A, C e E. Juntas, elas contribuem com o crescimento celular e com o brilho dos fios de cabelo. Além disso, o ácido fólico e a vitamina B12 presente na planta são reconhecidas substâncias que evitam a queda dos fios de cabelo.

Outra propriedade importante da hidratação com aloe vera é a capacidade de recuperar os danos causados pela exposição ao sol. Esse benefício melhora tanto a saúde da pele, quanto a saúde dos fios após uma exposição excessiva aos raios solares.

Promove o crescimento capilar

Como já mencionado, o uso de aloe vera é bastante utilizado para promover a velocidade do crescimento dos fios, bem como estimular o combate à calvície. Além do complexo vitamínico presente na planta, sua capacidade de aumentar o fluxo sanguíneo nas áreas aplicadas, o que acelera seus efeitos.

Quando o fluxo sanguíneo aumenta no couro cabeludo, há um maior fornecimento de nutrientes na região, favorecendo o potencial de crescimento dos fios que receberam tais benefícios.

Há riscos na hidratação com babosa?

De maneira geral, qualquer uso de aloe vera – sobretudo in natura – é considerado extremamente seguro. As únicas exceções são aquelas pessoas que apresentam algum tipo de alergia em relação à planta. Por isso, é bastante útil que você faça um teste, caso nunca tenha experimentado nenhum produto com a planta.

Para fazer o teste, aplique um pouco do gel da planta na parte interior do pulso, e deixe-o agir por, ao menos, uma hora. Se sua pele reagir de forma negativa, é um indicativo de que você possui alergia, e não deve aplicar o produto em outras partes de seu corpo.

Comments are closed