Suco de Babosa: benefícios e cuidados

O suco de babosa é um líquido que varia desde uma textura gosmenta e amarelada, até um líquido refinado e pouco denso, a depender da maneira como foi tratado e de como pretende ser consumido.

Normalmente, o uso da planta é especialmente conhecido por suas funções terapêuticas de aplicação local, mas já se sabe que até mesmo o consumo oral do suco é capaz de oferecer benefícios para a saúde – desde que as devidas providências sejam tomadas para evitar certos efeitos colaterais.

O suco de babosa exige mais do que simplesmente esmagar a folha ou seu gel interior: é necessário purificar e filtrar o líquido para que certos componentes sejam excluídos de sua composição, tornando-a própria para o consumo. Quando pronto, o suco pode ser facilmente misturado em bebidas e batidas variadas, tornando fácil sua adoção na rotina.

Saiba quais são os principais benefícios de consumir suco de babosa, e o que essa planta tão comum pode melhorar em sua qualidade de vida:

Fonte de alcalinidade

Um corpo com um pH ácido é o cenário ideal para o desenvolvimento de doenças variadas, tornando-se o ambiente para o triunfo da proliferação de diversos micro-organismos indesejados. Consumir alimentos alcalinos permitem regular essa questão, favorecendo sua saúde em um aspecto preventivo.

O suco de babosa, assim como várias outras folhas escuras, alimentos cítricos, raízes e castanhas, são opções saudáveis para quem quer encontrar este equilíbrio.

Favorece o funcionamento do fígado

No que diz respeito à redução de toxinas no organismo, o bom funcionamento do fígado é a principal ferramenta. O suco de babosa é uma excelente maneira de manter seu fígado saudável, pois favorece a hidratação e a nutrição correta em relação a substâncias essenciais para o órgão, como fitonutrientes que nem sempre estão presentes em nossa dieta regular.

Combate a constipação

Por favorecer a hidratação no próprio trato digestivo, sem acelerar o processo de eliminação de urina no corpo, é atribuído ao suco de babosa uma capacidade de estímulo aos movimentos peristálticos, que são responsáveis pelo funcionamento normal do intestino.

Por isso, adicionar algumas colheres de suco de aloe vera durante o dia em sua dieta pode ser uma boa opção para combater as constipações, especialmente quando elas forem recorrentes. Outro benefício do suco é a capacidade de equilibrar a flora intestinal, reduzindo inflamações no organismo.

Multivitamínico natural

Embora raramente seja considerada um alimento, a babosa poderia estar no grupo dos superalimentos, pois é extremamente rica em nutrientes de vários tipos. Complexos vitamínicos do tipo B, C e E estão presentes em grande proporção, e doses adicionais de cálcio, magnésio, potássio, manganês e zinco fazem parte de sua composição. O suco é especialmente útil quando incorporado em dietas vegetarianas ou veganas, pois é uma boa fonte de vitamina B12, que tende a se tornar deficitária nestas situações.

Alívio para a azia

Outro benefício bastante conhecido do suco de babosa é a sua capacidade de reduzir a sensação de queimação trazida pela azia. Suas substâncias ajudam a controlar a secreção de ácido no estômago, o que reduz a sensação de desconforto, bem como auxilia na prevenção do desenvolvimento e aumento de úlceras.

O suco de babosa pode gerar efeitos colaterais?

Atualmente, há dois tipos de suco de aloe vera que são utilizados pelas pessoas. Um deles é o purificado – geralmente reconhecível pelo fato de ser incolor. Este tipo é considerado seguro, e não gera efeitos colaterais, podendo ser tranquilamente consumido.

A versão amarelada e não purificada do suco, no entanto, pode gerar diarreias e dores no trato digestivo, quando consumida em quantidades muito grandes. Isso se dá em função da presença de antraquinona na composição, que é justamente o elemento retirado durante o processo de filtragem. Por isso, é importante sempre buscar por produtos que digam claramente que passaram pela etapa de filtragem.

Comments are closed